Os dias mais frios avizinham-se e o preço da energia está em subida constante. Neste artigo explicamos-lhe qual a melhor solução de aquecimento para este inverno, e mais eficiente.
As caldeiras e as bombas de calor são os dois sistemas de aquecimento mais eficientes no mercado. No âmbito das caldeiras, a solução mais eficaz é a caldeira de condensação, que reutiliza a energia contida nos gases e possibilita um maior rendimento. O seu preço de aquisição e instalação é menor, em comparação com a bomba de calor. A caldeira de condensação permite economizar 30% no consumo de combustível e geralmente é mista, ou seja, proporciona aquecimento e água quente.
Já as bombas de calor têm eficiências 3 a 4 vezes superiores a uma caldeira: retiram calor do ar, mesmo a baixas temperaturas e transportam-no para o sistema de aquecimento central ou para a água contida num depósito. Este tipo de bombas tem inúmeros benefícios:
- baixos custos de manutenção;
- não precisa de chaminé;
- não há emissões nocivas para a saúde;
- proporciona uma maior segurança;
- utiliza o ar como energia renovável;
- a instalação é relativamente simples;
- poupança na fatura energética.
A longo prazo, a bomba de calor é a solução mais eficiente, pois permite recuperar o investimento de forma menos morosa e ter uma melhor performance económica e energética. Contudo, deve ter em conta se tem condições, na sua propriedade, necessárias à instalação de uma bomba de calor.
Confira o antes (2014) e o depois (2022) da nossa intervenção:
Se ficou com dúvidas, contacte-nos para esclarecimentos adicionais através do nosso formulário de contacto.